Debates na Festa

<font color=0094E0>Informar, Esclarecer, Agir</font>

No contexto de uma violenta ofensiva à escala mundial, encabeçada pelos EUA, pelo controle dos recursos energéticos, o espaço de Ciência e Tecnologia no Pavilhão Central vai também ser palco de debates sobre as mais candentes questões da actualidade nesta matéria.
Pretendendo abordar com os compromissos assumidos em tratados internacionais (Quioto); o poder das multinacionais e o desenvolvimento do capitalismo; as assimetrias regionais no mundo e o uso e apropriação dos recursos energéticos, realizar-se-á no sábado, às 15.30, um debate intitulado «De Estocolmo a Joanesburgo», no qual irão participar Jorge Cordeiro, do Secretariado do Comité Central do PCP, Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista «Os Verdes» na Assembleia da República e o professor Francisco Ferreira.
Também no sábado, mas às 21.30, com a presença dos professores Rui Namorado Rosa e Jorge Dias de Deus, do jornalista Carlos Santos Pereira e do publicista Jorge Messias, com o tema «O petróleo (também) mata!», procura-se discutir temas relacionados com a estratégia imperialista de saque e domínio das jazidas de combustíveis fósseis (petróleo e gás natural), cujos exemplos mais recentes das guerras no Iraque e no Afeganistão, e os conflitos e tentativas de ingerência no Médio Oriente e na Venezuela, demonstram os perigos a que os povos de todo o mundo estão sujeitos, quando apanhados no «fogo cruzado» da disputa pelo «ouro negro».
A fechar o ciclo, o debate «Desenvolvimento sustentável: Planeamento, qualidade de vida e energias alternativas», tratará de esboçar prismas de análise em torno do ordenamento do território e das cinturas urbanas, a mobilidade e os transportes, e perspectivar soluções de futuro para a utilização das energias alternativas, não esgotáveis e «amigas do ambiente».


Mais artigos de: PCP

TAP pública e unida tem futuro

A célula do PCP na TAP considera que os bons resultados do primeiro semestre do ano comprovam a viabilidade da companhia aérea nacional enquanto empresa pública.

Água pública e barata!

O PCP opõe-se às tentativas de privatização e aumento de preços da água e saneamento que várias autarquias PS e PSD pretendem implementar.

Interior do Porto é discriminado

O PCP acusa o «poder político» de discriminar e não investir no interior do distrito do Porto. Esta foi a principal conclusão do Mandato Aberto ao concelho de Felgueiras, realizado pela Direcção da sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, que contou com a presença do deputado eleito pelo distrito do Porto, Honório...

Portas é o foco

As justificações públicas de Silva Viegas para a sua demissão «têm de merecer a análise e a reflexão de todos os portugueses e, desde logo, do Presidente da República», considera o PCP.

<font color=0094E0>Cidade da juventude, espaço de futuro</font>

Todos os anos reinventada e totalmente renovada, a Cidade da Juventude promete um mundo de surpresas e novidades que, para Nélson Silva, um dos responsáveis deste espaço, é o «ponto de encontro privilegiado para muitos milhares de jovens que visitam a Festa.

<font color=0094E0>Todo o desporto na Festa</font>

Numa altura em que as verbas do Estado para o desporto são praticamente todas canalizadas para o futebol e as modalidades profissionais, a Festa do Avante! ganha cada vez mais importância na divulgação das modalidades amadoras e do movimento associativo que, sem quaisquer propósitos de lucro, continuam a dinamizar a prática desportiva de forma insubstituível. Este ano será ainda melhor.

<font color=0094E0>«O sol quando nasce é para todos»</font>

A exposição que vai estar patente no espaço de Ciência e Tecnologia do Pavilhão Central da Festa do Avante! é, este ano, dedicada aos recursos energéticos. O título, «O sol quando nasce é para todos», elege as energias alternativas como solução para a grave crise de recursos que o mundo atravessa, e a luta dos povos contra o capitalismo como único caminho para preservação da vida à face da terra. Fomos falar com o colectivo de camaradas responsáveis pela organização da mostra e procurámos saber, a menos de um mês do início da Festa, o que se está a preparar.

<font color=0094E0>Um mundo de tentações</font>

Para quem ama a leitura, a Festa do Livro é uma verdadeira tentação, devido à grande diversidade e qualidade de títulos à disposição.Numa área de 800 metros quadrados, mais de cem mil volumes estão à disposição dos leitores que, graças à Feira de Saldos, podem adquirir obras com descontos que podem ir até 70 por...

<font color=0094E0>EP, o ingresso da solidariedade</font>

Quanto mais cedo se compra a Entrada Permanente, mais receitas tem a própria Festa para a sua realização. Por outro lado, estamos num ano de intensa actividade político-partidária, para o qual o financiamento do Partido é fundamental. É principalmente por estes dois motivos que é tão importante que todos os militantes e...